quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Gambiarra Profana, os poetas de Belford Roxo


por Anna Carolina Franchini
Criado em 1999, em Belford Roxo, o coletivo Gambiarra Profana é um grupo de 23 poetas que se uniram em prol de um unico objetivo: disseminar poesia, cultura. 
Retirada de: Facebook do grupo

Fundado pelo poeta e artista multimídia Sergio Salles-Oigers, o grupo poético se agrupou em diferentes trabalhos por afinidade, de diferentes origens populares, ideias e manifestações culturais. Unidos pela vontade de criar, de inovar no modo de produzir arte, mexendo no estilo e forma, criando conteúdo singulares. Faz da rua seu atelier, manifestando suas produções poéticas reprodizidas em áudio e vídeo, misturando pavaras, versos, imagens e declamações. Produzindo livros, músicas, videoclipes e documentários, que circulam na internet, fanzines, ruas e bares da baixada. O grupo participa e realiza muitos eventos na baixada, como palestras, saraus e leituras públicas.
Em 2000, se uniram com a Folha Cultural Pataxó, outro grupo de poetas da baixada, para juntos divulgarem seus trabalhos. Passaram a confeccionar livros de forma alternativa e independente, contando apenas com o apoio de poetas e pessoas compromissadas com a contracultura. Hoje, chegaram ao número de 8 livros publicados, e ainda contribuem com publicações de novos livros e atividades culturais. 
As redes sociais e os meios de comunicação são grandes aliados do grupo, diariamente divulgam seus trabalho, suas poesias, em suas páginas no Blogger, Facebook e Youtube.
Vale a pena conferir e participar do trabalho do grupo, é uma experiência irriquecedora. A forma como é passada a arte é inovadora, ainda mais pra região, os tornando referência no quesito. Assim como os próprios denominam seu trabalho, "Poesia sem propriedade privada, livre como a vida, leve como a pedra em passeata".






Nenhum comentário:

Postar um comentário