sexta-feira, 6 de setembro de 2013

"Coleção Educadores" é disponibilizada para download

Por Gleice Queli

Em parceria com a Unesco e a Fundação Joaquim Nabuco, o Ministério da Educação está disponibilizando uma coletânea de 62 exemplares completos para download no formato pdf. 


Os exemplares tratam sobre as obras dos principais pensadores e educadores da área da educação, dentre eles podemos encontrar Piaget, Vygotsky, Darcy Ribeiro, Durkheim, Gramsci, Rousseau, Pestalozzi, Comênio, Decroly, Montessori e Freud.
Vales ressaltar que o critério para seleção dos autores que compõem a Coleção foi a importância história, o reconhecimento e contribuições de suas práticas, métodos, análises e discussões sobre a educação.
Para realizar o download das obras basta acessar o Portal Domínio Público, neste você poderá realizar a pesquisa avançada ou simplesmente ver a lista de autores para saber se o que você procura está ali ou não.
Eu indico olhar a lista, pois é rapidinho, só duas páginas e o bom é que conforme se vai passando a lista você encontra e/ou lembra o nomes de outros autores super interessantes.
Além desses exemplares podemos encontrar obras da literatura infantil, de poetas e escritores brasileiros, dentre outros. 
Em relação aos poetas, estão presentes a obra completa de Machado de Assis e algumas obras de Fernando Pessoa.
Achei uma ótima essa iniciativa, pois tanto especialistas na área quanto o público em geral pode ter acesso a livros de qualidade sem sair de casa e, ainda melhor, de graça!!! Sem duvida é uma ótima opção para as regiões, como a da Baixada, onde o número de bibliotecas e a quantidade de exemplares são poucos, uma vez que economizamos tempo e dinheiro da passagem de ida e/ou de permanência à biblioteca, e também dinheiro na compra de livros em livrarias.  
Outra praticidade é que podemos tanto imprimir quanto visualizar em leitores de pdf, então acabou a desculpa para não ir lá fazer, por exemplo, um download e carregar com você as fases do desenvolvimento humano de Piaget no seu tablet, celular, netbook, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário