terça-feira, 3 de setembro de 2013

5 Escritores da Baixada Fluminense que vale a pena conhecer

Por Ariane Freire
 
O Blog selecionou cinco escritores, vinculados de formas diferentes à Baixada Fluminense, que merecem ser conhecidos. Vale a pena conferir de forma rápida um pouco da história e da obra em formação e procurar conhecer alguns deles:

Adriana Brazil

A autora, de 35 anos, natural de São João de Meriti, lançou ano passado o livro "Outono dos Sonhos", primeiro volume de uma série romântica entitulada "Foi Assim que Te Amei". "Inverno dos Sonhos", o segundo volume, está sendo lançado na edição da Bienal do Livro que ocorre no Rio de Janeiro até o próximo domingo, dia 08/09. Em paralelo, participa Adriana da coletânea Em Contos de Amor, também lançada no evento. O site oficial da escritora é bem completo, com sua obra devidamente resenhada e à venda. Vale a pena coferir aqui: http://www.adrianabrazil.com

Danieli Hautequest
 

A autora, de 36 anos, natural de Nova Iguaçu, mora atualmente em Belo Horizonte, Minas Gerais. Além de escritora, Danieli é ilustradora, diagramadora e capista. Em sua página oficial é possível conhecer este outro lado do seu trabalho. Fundou o primeiro portal de literatura lésbica, o ABCLes, que pode ser visto nesse link: http://abcles.com.br.  Além de participar da coletânea de contos "Elas Contam", já lançou os livros "Suposições: As Surpresas do Amor" (2005) e Dois Mundos, Mesmo Destino" (2010), com um toque mais futurista. É o primeiro volume de uma trilogia. Seu site oficial também vale ser conferido, basta clicar aqui: http://danielihautequest.com/pt/

Tatiane de Oliveira Gonçalves 
Fonte da imagem: http://asborboletas.com

Outra iguaçuana residente em outro Estado, a autora, também de 36 anos, mora desde os três em Salvador, na Bahia. Muito jovem iniciou na arte da escrita, já na década de 1990. Seus livros, também de temática romântica, são "As Borboletas são Assim" (2007) e "Das Coisas Invisíveis" (2009). Além disso, alguns de seus poemas fazem parte da II Antologia de Poetas Lusófonos lançado em 2010. Sua página oficial não possui a mesma riqueza de informações sobre sua obra e pode ser visitado clicando na fonte da fotografia acima.

Lasana Lukata

O autor, natural da região conhecida como Estrada de Minas, vinculou-se à Baixada Fluminense por ser servente da Prefeitura de São João de Meriti, filho de mestre de obras analfabeto. Nascido Cláudio Alves adotou nome angolano que significa "Poeta Caçador". Apesar de não manter página oficial em seu nome, lançou no final de agosto seu sexto livro. Os três primeiros foram: "Meu Cartão Vermelho e Outras Crônicas", "Separação de Sílabas" e "Caçada ao Madrastio". Em seguida lançou a trilogia: "Exercício de Graça", "Urdume" e "Azul-Ardósia".

Heraldo HB

Representante de Duque de Caxias na lista, Heraldo HB, é um dos fundadores do Cineclube Mate com Angu. Costuma dizer que "A Baixada Fluminense é cinematográfica por excelência", como o fez na entrevista dada neste link do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro: http://www.cultura.rj.gov.br/entrevistas/o-cerol-fininho-da-baixada. Se considera "animador cultural" e lançou livro com histórias dos dez anos deste Cineclube no último dia 8 de agosto, na prestigiada Livraria da Travessa do Centro Cultural Banco do Brasil. Vale a pena conferir o trabalho do Mate com Angu e de Heraldo HB, clicando neste link: http://matecomangu.org/site/.

Infelizmente, o Blog não pode citar todos os autores nascidos, residentes ou ligados à Baixada Fluminense de alguma forma. Foi difícil a seleção de apenas cinco, mostrando que há atividade cultural de qualidade na região.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário