quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Biblioteca Municipal Cial Brito em Nova Iguaçu

Por Ariane Freire
Uma ótima opção para os amantes da leitura na Baixada Fluminense é a Biblioteca Municipal Cial Brito. Muitos não sabem, mas o local conta com o maior acervo da Baixada Fluminense, superando 45 mil livros! Há espaço dedicado especialmente para crianças, a Biblioteca Infantil Menino Maluquinho, inaugurada em 2005 pelo escritor Ziraldo.


Sua fundação ocorreu em 1976 no segundo andar de um estabelecimento comercial, em cima da loja Toulon, no calçadão de Nova Iguaçu. Seu nome é uma homenagem àquele que foi considerado o primeiro negro de destaque na cultura iguaçuana, o escritor Cial Brito, nascido em 1920 e falecido no ano de inauguração do espaço. Foi fechada para reformas por alguns anos, sendo reinaugurada no Espaço Cultural Sylvio Monteiro em dezembro de 2009. A parceira com o Ministério da Cultura possibilitou doação de novos livros, computadores além de mobiliário moderno. Para possibilitar o acesso de idosos e portadores de necessidades especiais, o antigo elevador foi reformado.



Sua média de empréstimos mensais chega perto de 200 livros e na Biblioteca há atividades como contação de histórias, roda de leitura e o projeto Livro Livre. Sua  visitação supera os mil estudantes das redes públicas de ensino. Já o Espaço Cultural possui galeria de arte e teatro com cem lugares, um ótimo espaço que merece ser melhor aproveitado no Município de Nova Iguaçu.
 
Para quem se interessou mais, o endereço da Biblioteca é Rua Getúlio Vargas, nº 51 - Centro - Nova Iguaçu. O funcionamento é de segunda a sabado de 9h às 17h. O telefone de lá é (21) 2667-2631.
 
Seguem alguns links:
Página no Facebook da Biblioteza Cial Brito: https://www.facebook.com/biblioteca.cialbrito
Site do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, infelizmente desatualizado há dois anos: http://ecultural.blogspot.com.br
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário