segunda-feira, 4 de novembro de 2013

FLIDAM 2013 - I Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti

Por Márcia Tranhaque

A opção Cultural da primavera fluminense.
Tema; A composição da produção literária e artística afrodescendente contemporânea
Período de realização: de 20 a 23 de novembro de 2013 das 9:00 às 20:00 horas.
Período de Inscrição: de 11 a 15 de Novembro de 2013
Inscrição Gratuíta
(vagas limitadas)
Endereço: Praça da Matriz, Centro , São João e Meriti, RJ
Acesso: Metro Pavuna ou Trem de São João de Meriti
Aceitamos doações de livros.
FLIDAM - Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti
Fonte:http://www.ifrj.edu.br/flidam

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Caxias convida: Sarau em homenagem ao centenário de nascimento do poeta Vinícius de Morais

por Márcia Tranhaque




Faça a sua inscrição na Casa Brasil de Imbariê na Av. Coronel Sisson -Lt 16 e 17 Qd 02 - Imbariê - Duque de Caxias.
Não perca a grande homenagem ao Poeta Vinicius de Moraes nesta sexta-feira a partir das 16:00

sábado, 28 de setembro de 2013

É hoje pessoal o Sarau Donana Florescer na Periferia

Por Márcia Tranhaque



É neste sábado dia 28 de Setembro as 19:00 hs - Florescer na Periferia é o chamado e tem na poesia  Ivone Landim, Idi Marcos e Janaina Tavares,a música é com Malena Xavier e Marcelo Peregrino, No teatro -  Preguinho e na dança Cigana - Maiara Landim.
E tambem uma participação especial (O poeta do samba) com o Coletivo Subúrbio em Transe.
Apresentação e coordenação  Coletivo Pó de Poesia.
fonte:https://www.facebook.com/events/553572691376188/

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A estação das flores chegou com o Sarau Primavera!!

Por Alcineide Lopes



A Primavera chega chegando. Domingão, dia 22/09, tem um encontro muito gostoso em Caxias pra quem respira arte, cultura e amizade. É o Sarau Primavera, evento produzido com muito carinho, justamente abrindo a estação nova e no nosso Jardim Primavera do coração. Além de várias atrações legais, vai rolar exibição de curtas com a curadoria do Mate.

Vamos prestigiar turma!!


Em aberto!!! Edital de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura – 2013



Por Alcineide Lopes


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sarau com Geral em Nilópolis

Por Márcia Tranhaque
 
A ASBIC , Associação Brasileira de Integração e Cidadania tem um espaço que oferece ações culturais e toda sexta-feira  a partir das 21hs promove o Sarau com Geral. Lá toda a sexta-feira rola um tema diferente, dessa semana será "O Cabaré". O espaço oferece Música ao vivo, Encontro Cultural, Dança, Teatro, Bate papo, Exposições. É só chegar que a diversão está garantida A entrada é franca. A ASBIC está localizada em Nilópolis , na Av. Getúlio Vargas, 424, Olinda.
 
 
Folder do evento

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

2ª Edição do Sarau Cultural "A flor e o sabiá" em Duque de Caxias.

Por: Cláudia Pinho.                            Dia: 28/09/2013 ás 19h.                                                              

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Contação de Histórias com Marcelo Griot "O Mensageiro"


 


Por Márcia Tranhaque

Um espetáculo onde o lúdico , as brincadeiras , e a interatividade estarão presentes,alegrando e divertindo a garotada. Não percam dia 14 de Setembro das 15:00 às 18 horas no Parque Sara Areal


Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=507834299305074&set=a.315592648529241.78097.182642105157630&type=1&theater

Biblioteca de suporte acadêmico em Duque de Caxias

Postado por: Márcio Salles


Pesquisando sobre bibliotecas da Baixada Fluminense encontrei a Biblioteca do CEH-C, ela é uma biblioteca da Rede Siriús, que é  uma rede de Bibliotecas da UERJ, que funcionam nos seus Centros espalhados pelo estado do Rio de Janeiro.

A Biblioteca do Centro de Educação e Humanidades - C está localizada na Vila São Luiz em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense e possui acervo de livros, periódicos, dissertações, monografias e etc.

Para mais detalhes sobre acervo da Biblioteca .
Dados para contato.

Para mais detalhes sobre a Rede Sirius 

Vale a pena conferir, inclusive no blog possui alguns links de periódicos inteiros em formato PDF acessível para todos on-line.

O livro ganhando vida

Por Gleice Queli

O EncontrArte está promovendo um Festival que traz diversos eventos culturais das mais variadas linguagens da arte. Dentre eles está a peça teatral "O livro Mágico de Emília", no qual a boneca de pano mais engraçada do sítio conta as clássicas histórias infantis de sua maneira, mudando todo o enredo dessas histórias. 


Foto: EncontrArte


Apesar de não ser um evento que trata unicamente sobre o livro como objeto fundamental e principal, achei muito interessante e relevante divulgar e compartilhar tal evento, uma vez que existe um elo muito forte entre livro escrito e a dramatização que envolve esta peça.  
Acredito se trata de um evento muito lúdico, uma vez que possibilita o aprendizado significativo sobre a importância do livro na vida das pessoas, bem como contribui para despertar o interesse a cerca do livro estimulando a leitura de diversas linguagens, seja ela coloquial, contemporânea ou clássica.
Portanto, esse evento possibilita a visualização do livro, estimulando desde os indivíduos o gosto pela leitura. 
Vale lembrar que o evento estará acontecendo no dia 4 de outubro de 2013, às 10h, no Teatro do Sesc de Nova Iguaçu e terá única apresentação. Para mais informações acessem e agendamentos: O livro mágico da Emília

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Pedro Ferreira Silva

Por: Cláudia Pinho.

Nascido e criado em Mesquita, Baixada Fluminense, dedica-se à arte de escrever desde 2005 e sozinho conseguiu publicar sete livros. Lança em Nilópolis seu oitavo livro "Razao e Emoção", dia 21 de Setembro de 2013.

https://www.facebook.com/pedrosilva.ferreira.583
Algumas publicações:
“Desabafo sem demagogia” de 2006, trata assuntos atuais como segurança, política e ética.


“Jornada de Responsabilidade Social" lançado em 2007, escrevi assuntos voltados para meio empresarial, já que também faço parte dessa parcela da população.

“Solidariedade e Idealismo” - 2008.

“Um conto com Encanto”, lançado em 2009, romance. Traz a história de um jovem casal sofridos com as desigualdades sociais de suas famílias, atrapalhando-os de ficarem juntos.

“Família em Foco” lançado em 2010, é a minha quinta obra, que debate assuntos como: filhos, divórcio, abusos contra crianças e temas cotidianos relacionados à família.

 “Os Jovens na Sociedade Contemporânea”, lançado em 2011, aborda os seguintes temas: o uso drogas, trabalho infantil e como não funciona o ECA ( Estatuto da Criança e Adoslecente).


Convida a todos:
https://www.facebook.com/pedrosilva.ferreira.583/info


domingo, 8 de setembro de 2013

Viva o Poetinha!

por Anna Carolina Franchini
"Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure." ( Vinícius de Moraes)

Frase eternizada por Vinicius de Moraes narra perfeitamente o que sua obra se tranformou. Em meio a tantas comemorações ao centenário do escritor, o Sesc Nova Iguaçu, referência no ambito cultural da baixada, trás em sua programção essa bela homenagem ao poetinha. A programção denomidada "Vinícius, o poetinha", trará ao público um roda de leitura e também uma oficina de criação de sonetos. Além de mostrar parte da história e obras do amado artista, renomado escritor. Programa gratuito e imperdível.

17/9 - 10h30 às 12h30.
Classificação 15 anos.


Sesc Nova Iguaçu
Endereço: R. Dom Adriano Hipólito, 10 - Moqueta, Nova Iguaçu, 26285-330
Telefone:(21) 2797-3401


Fonte: Site Sesc Rio

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

"Coleção Educadores" é disponibilizada para download

Por Gleice Queli

Em parceria com a Unesco e a Fundação Joaquim Nabuco, o Ministério da Educação está disponibilizando uma coletânea de 62 exemplares completos para download no formato pdf. 


Os exemplares tratam sobre as obras dos principais pensadores e educadores da área da educação, dentre eles podemos encontrar Piaget, Vygotsky, Darcy Ribeiro, Durkheim, Gramsci, Rousseau, Pestalozzi, Comênio, Decroly, Montessori e Freud.
Vales ressaltar que o critério para seleção dos autores que compõem a Coleção foi a importância história, o reconhecimento e contribuições de suas práticas, métodos, análises e discussões sobre a educação.
Para realizar o download das obras basta acessar o Portal Domínio Público, neste você poderá realizar a pesquisa avançada ou simplesmente ver a lista de autores para saber se o que você procura está ali ou não.
Eu indico olhar a lista, pois é rapidinho, só duas páginas e o bom é que conforme se vai passando a lista você encontra e/ou lembra o nomes de outros autores super interessantes.
Além desses exemplares podemos encontrar obras da literatura infantil, de poetas e escritores brasileiros, dentre outros. 
Em relação aos poetas, estão presentes a obra completa de Machado de Assis e algumas obras de Fernando Pessoa.
Achei uma ótima essa iniciativa, pois tanto especialistas na área quanto o público em geral pode ter acesso a livros de qualidade sem sair de casa e, ainda melhor, de graça!!! Sem duvida é uma ótima opção para as regiões, como a da Baixada, onde o número de bibliotecas e a quantidade de exemplares são poucos, uma vez que economizamos tempo e dinheiro da passagem de ida e/ou de permanência à biblioteca, e também dinheiro na compra de livros em livrarias.  
Outra praticidade é que podemos tanto imprimir quanto visualizar em leitores de pdf, então acabou a desculpa para não ir lá fazer, por exemplo, um download e carregar com você as fases do desenvolvimento humano de Piaget no seu tablet, celular, netbook, etc.



Sarau em comemoração ao aniversário do Poeta Ferreira Gullar


Por: Alcineide Lopes

A Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e a Biblioteca Pública de Xerém Ferreira Gullar promovem hoje o sarau em comemoração ao aniversário do poeta  Ferreira Gullar.


A partir das 9 horas, a Biblioteca Ferreira Gullar, na Praça Engenheiro Leão de Moura vai promover um Sarau de Poesias com a presença do aniversariante que será recebido pelo secretário municipal de Cultura e Turismo Jesus Chediak, professores, alunos de escolas da região e admiradores. Ferreira Gullar nasceu com o nome de José Ribamar Ferreira e incorporou o Gullar em homenagem a mãe, Alzira Ribeiro Goulart.
Os convidados assistirão a uma apresentação do grupo de atores do Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT), do músico Cesar Nascimento e de alunos e professores que vão declamar poesias do homenageado.
O evento é em comemoração pela passagem do 83º ano de vida do poeta que deu nome à Biblioteca Pública de Xerém.





quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Professor da rede estadual de Duque de Caxias terá tarde de autógrafos na Bienal do Livro 2013

Por: Alcineide Lopes


Com uma trajetória sólida de 14 anos ligados à educação, o professor Renato Velloso, do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, se prepara agora para um novo desafio: autografar sua obra Lecionando Filosofia para adolescentes - Práticas pedagógicas para o Ensino Médio, na 16ª edição da Bienal do Livro, que acontecerá na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, no dia 07 de setembro, no estande da Editora Vozes.
                                                 


 Renato e o representante da Editora Vozes

Lecionando Filosofia para Adolescentes’ já é referência em muitos cursos de licenciatura em Educação e em Filosofia. Estar na Bienal é muito gratificante, sinto que contribui de alguma maneira para o ensino e é com esse espírito que espero meus leitores, alunos, amigos e familiares lá. 
Publicado no ano de 2012, o livro foi escrito, de acordo com o professor, com a ideia de despertar o interesse dos adolescentes pela disciplina de Filosofia, e também auxiliar outros docentes durante as aulas, como uma espécie de manual prático.


Biblioteca Municipal Cial Brito em Nova Iguaçu

Por Ariane Freire
Uma ótima opção para os amantes da leitura na Baixada Fluminense é a Biblioteca Municipal Cial Brito. Muitos não sabem, mas o local conta com o maior acervo da Baixada Fluminense, superando 45 mil livros! Há espaço dedicado especialmente para crianças, a Biblioteca Infantil Menino Maluquinho, inaugurada em 2005 pelo escritor Ziraldo.


Sua fundação ocorreu em 1976 no segundo andar de um estabelecimento comercial, em cima da loja Toulon, no calçadão de Nova Iguaçu. Seu nome é uma homenagem àquele que foi considerado o primeiro negro de destaque na cultura iguaçuana, o escritor Cial Brito, nascido em 1920 e falecido no ano de inauguração do espaço. Foi fechada para reformas por alguns anos, sendo reinaugurada no Espaço Cultural Sylvio Monteiro em dezembro de 2009. A parceira com o Ministério da Cultura possibilitou doação de novos livros, computadores além de mobiliário moderno. Para possibilitar o acesso de idosos e portadores de necessidades especiais, o antigo elevador foi reformado.



Sua média de empréstimos mensais chega perto de 200 livros e na Biblioteca há atividades como contação de histórias, roda de leitura e o projeto Livro Livre. Sua  visitação supera os mil estudantes das redes públicas de ensino. Já o Espaço Cultural possui galeria de arte e teatro com cem lugares, um ótimo espaço que merece ser melhor aproveitado no Município de Nova Iguaçu.
 
Para quem se interessou mais, o endereço da Biblioteca é Rua Getúlio Vargas, nº 51 - Centro - Nova Iguaçu. O funcionamento é de segunda a sabado de 9h às 17h. O telefone de lá é (21) 2667-2631.
 
Seguem alguns links:
Página no Facebook da Biblioteza Cial Brito: https://www.facebook.com/biblioteca.cialbrito
Site do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, infelizmente desatualizado há dois anos: http://ecultural.blogspot.com.br
 
 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mauricio de Sousa e Ziraldo pretendem lançar projeto de leitura on-line seguindo método Kumon

Por: Márcio Salles

Foto: Luiza Souto/Folhapress


Muito se tem discutido no Brasil formas de incentivar o habito da leitura com o publico infantil. Foi pensando nessa problemática, que Mauricio de Sousa criador da "Turma da Mônica" e Ziraldo, do "Menino Maluquinho" decidiram em parceria tentar de forma experimental introduzir o Método Kumon em um sistema on-line de ensino.

O método Kumon surgiu no Japão em 1954, através do professor Toru Kumon, o método consiste no estudo de materiais didáticos auto-instrutivos havendo a minima interferência possível de professores.
Clique aqui para saber mais sobre o método Kumon.

Formas alternativas tentar incentivar o habito da leitura são sempre bem-vindas, vamos aguardar para ver o que vai sair dessa parceria, pois o problema do desinteresse da leitura atinge toda a cadeia educacional, afetando na qualidade do ensino.

Esperamos que o projeto atenda ao publico infantil da Baixada Fluminense que é quase sempre esquecido, pois a região está carente de politicas publicas eficazes.




Gambiarra Profana, os poetas de Belford Roxo


por Anna Carolina Franchini
Criado em 1999, em Belford Roxo, o coletivo Gambiarra Profana é um grupo de 23 poetas que se uniram em prol de um unico objetivo: disseminar poesia, cultura. 
Retirada de: Facebook do grupo

Fundado pelo poeta e artista multimídia Sergio Salles-Oigers, o grupo poético se agrupou em diferentes trabalhos por afinidade, de diferentes origens populares, ideias e manifestações culturais. Unidos pela vontade de criar, de inovar no modo de produzir arte, mexendo no estilo e forma, criando conteúdo singulares. Faz da rua seu atelier, manifestando suas produções poéticas reprodizidas em áudio e vídeo, misturando pavaras, versos, imagens e declamações. Produzindo livros, músicas, videoclipes e documentários, que circulam na internet, fanzines, ruas e bares da baixada. O grupo participa e realiza muitos eventos na baixada, como palestras, saraus e leituras públicas.
Em 2000, se uniram com a Folha Cultural Pataxó, outro grupo de poetas da baixada, para juntos divulgarem seus trabalhos. Passaram a confeccionar livros de forma alternativa e independente, contando apenas com o apoio de poetas e pessoas compromissadas com a contracultura. Hoje, chegaram ao número de 8 livros publicados, e ainda contribuem com publicações de novos livros e atividades culturais. 
As redes sociais e os meios de comunicação são grandes aliados do grupo, diariamente divulgam seus trabalho, suas poesias, em suas páginas no Blogger, Facebook e Youtube.
Vale a pena conferir e participar do trabalho do grupo, é uma experiência irriquecedora. A forma como é passada a arte é inovadora, ainda mais pra região, os tornando referência no quesito. Assim como os próprios denominam seu trabalho, "Poesia sem propriedade privada, livre como a vida, leve como a pedra em passeata".






terça-feira, 3 de setembro de 2013

5 Escritores da Baixada Fluminense que vale a pena conhecer

Por Ariane Freire
 
O Blog selecionou cinco escritores, vinculados de formas diferentes à Baixada Fluminense, que merecem ser conhecidos. Vale a pena conferir de forma rápida um pouco da história e da obra em formação e procurar conhecer alguns deles:

Adriana Brazil

A autora, de 35 anos, natural de São João de Meriti, lançou ano passado o livro "Outono dos Sonhos", primeiro volume de uma série romântica entitulada "Foi Assim que Te Amei". "Inverno dos Sonhos", o segundo volume, está sendo lançado na edição da Bienal do Livro que ocorre no Rio de Janeiro até o próximo domingo, dia 08/09. Em paralelo, participa Adriana da coletânea Em Contos de Amor, também lançada no evento. O site oficial da escritora é bem completo, com sua obra devidamente resenhada e à venda. Vale a pena coferir aqui: http://www.adrianabrazil.com

Danieli Hautequest
 

A autora, de 36 anos, natural de Nova Iguaçu, mora atualmente em Belo Horizonte, Minas Gerais. Além de escritora, Danieli é ilustradora, diagramadora e capista. Em sua página oficial é possível conhecer este outro lado do seu trabalho. Fundou o primeiro portal de literatura lésbica, o ABCLes, que pode ser visto nesse link: http://abcles.com.br.  Além de participar da coletânea de contos "Elas Contam", já lançou os livros "Suposições: As Surpresas do Amor" (2005) e Dois Mundos, Mesmo Destino" (2010), com um toque mais futurista. É o primeiro volume de uma trilogia. Seu site oficial também vale ser conferido, basta clicar aqui: http://danielihautequest.com/pt/

Tatiane de Oliveira Gonçalves 
Fonte da imagem: http://asborboletas.com

Outra iguaçuana residente em outro Estado, a autora, também de 36 anos, mora desde os três em Salvador, na Bahia. Muito jovem iniciou na arte da escrita, já na década de 1990. Seus livros, também de temática romântica, são "As Borboletas são Assim" (2007) e "Das Coisas Invisíveis" (2009). Além disso, alguns de seus poemas fazem parte da II Antologia de Poetas Lusófonos lançado em 2010. Sua página oficial não possui a mesma riqueza de informações sobre sua obra e pode ser visitado clicando na fonte da fotografia acima.

Lasana Lukata

O autor, natural da região conhecida como Estrada de Minas, vinculou-se à Baixada Fluminense por ser servente da Prefeitura de São João de Meriti, filho de mestre de obras analfabeto. Nascido Cláudio Alves adotou nome angolano que significa "Poeta Caçador". Apesar de não manter página oficial em seu nome, lançou no final de agosto seu sexto livro. Os três primeiros foram: "Meu Cartão Vermelho e Outras Crônicas", "Separação de Sílabas" e "Caçada ao Madrastio". Em seguida lançou a trilogia: "Exercício de Graça", "Urdume" e "Azul-Ardósia".

Heraldo HB

Representante de Duque de Caxias na lista, Heraldo HB, é um dos fundadores do Cineclube Mate com Angu. Costuma dizer que "A Baixada Fluminense é cinematográfica por excelência", como o fez na entrevista dada neste link do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro: http://www.cultura.rj.gov.br/entrevistas/o-cerol-fininho-da-baixada. Se considera "animador cultural" e lançou livro com histórias dos dez anos deste Cineclube no último dia 8 de agosto, na prestigiada Livraria da Travessa do Centro Cultural Banco do Brasil. Vale a pena conferir o trabalho do Mate com Angu e de Heraldo HB, clicando neste link: http://matecomangu.org/site/.

Infelizmente, o Blog não pode citar todos os autores nascidos, residentes ou ligados à Baixada Fluminense de alguma forma. Foi difícil a seleção de apenas cinco, mostrando que há atividade cultural de qualidade na região.
 

O projeto "Letras na Rua" está em Duque de Caxias!


Por: Gleice Queli

                                                       Foto: Jornal Extra



Durante toda a semana estarão disponíveis, na Praça do Pacificador no Centro de Duque de Caxias,  15 exemplares do livro "A panela do menino maluquinho", no qual estes exemplares estarão espalhados por toda a praça.

A partir dessa atitude se tem a intenção de incentivar a leitura e a curiosidade de se "encontrar" jogado um livro no meio da rua e poder abri-lo e o ler, compartilhando com as outras pessoas a possibilidade de acesso a tais livros . 
O evento é uma iniciativa do Jornal Extra em parceria com a Editora Globo, onde possui longa data de realização, atravessando vários municípios do Estado do RJ. 
Essa itinerância tem como objetivo promover a divulgação do livro e incentivar o gosto pela leitura.  
Então se você é uma amante da leitura e quer contribuir na divulgação dos livros para toda a comunidade de Duque de Caxias não perca tempo e vá a Praça dos Expedicionários, encontre um livro, leia-o e o coloque em outro lugar de grande movimentação de pessoas.
Corra porque o período de realização do evento começou no  31 de agosto e vai até o 6 de setembro. Depois dessa data o "Letras na Rua" irá de encontro a outro município e/ou bairro.




Para saber mais acesse:  
http://extra.globo.com/noticias/rio/letras-na-rua-campanha-do-extra-deixara-livros-infantis-em-duque-de-caxias-9683366.html

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Você conhece o poupa tempo? Em São João de Meriti tem um. E ai vai ?

por Alcineide Lopes

         O Poupa tempo faz parte de um projeto do Governo do Rio de Janeiro, O Projeto mais Leitura que oferece livros a preço populares,  entre R$2,00 e R$4,00.O Programa funciona em três postos localizadas em São João de Meriti, em São Gonsalo e em Bangu. O Posto de São João de Meriti fica localizado no Shopping Grande Rio. Os postos já venderam cerca de 600 mil livro em dois anos de existência.
Caminhão Mais Leitura
foto Marcelo Horn(Governo do Rio de Janeiro)


Os livros são transportados em carretas com cabines climatizadas, com capacidade de até 10.000 livros.


fonte:http://www.ebc.com.br/cultura/2013/08/mais-leitura-vai-vender-livros-por-ate-r-4-em-todo-o-estado-do-rio

Autora do livro "Felizes Novamente" Eva Correia Derossi de Mesquita, estará na Bienal do Livro no dia 06/092013.

por Alcineide Lopes
A autora Eva Correia Derossi da Baixada Fluminense Mesquita, estará autografando na Bienal do Livro, dia 06/092013, de 14h. às 16:30h. estande APPAI pavilhão verde no Rio Centro.
Foto:https://www.facebook.com/eva.correiaderossi/photos
 "Felizes Novamente" conta a História de uma menina pobre que se apega ao filho de uma família rica. Com persistência ela prova a sua capacidade.Fonte:https://www.facebook.com/eva.correiaderossi/photos 

Voce sabe o que é PMLLB?

por Márcia Tranhaque 


           Parece até sigla de partido político, mas é algo muito melhor, quando se refere a Cultura. Essa sigla, se refere ao Plano Municipal do Livro,Leitura e Biblioteca do município de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense. "Mais do que um plano de ações e intenções, o PMLLB visa garantir que a leitura e o livro conquistem o lugar de destaque na agenda política e orçamentária do município por meio de ações planejadas e estabelecimento de metas que garantam sua implementação e continuidade como política de governo", diz a coordenação do Baixada Literária. Os primeiros debates estão acontecendo e a  coordenação fica por conta do Grupo de Trabalho - GT Iguaçulendo. Foram discutidos 4 eixos pelos representantes da sociedade civil e do poder público :  Democratização do acesso, Fomento à leitura e à formação de mediadores, Valorização da Leitura e Políticas Públicas e Desenvolvimento da economia do livro. O processo será discutido em três reuniões.A penúltima realizada no dia 22/08 na UFRRJ e a próxima esta marcada para o dia 26/09 no mesmo local. Vamos torcer pelo sucesso do Plano, Nova Iguaçu merece ser transformada numa cidade de Leitores
foto:Google

Concurso Cultural Minha Biblioteca - Inscrições abertas 13/08 a 05/09

Por: Márcio Salles


A Abril comunicações em parceria com a Editora Todo Livro, estão lançando um projeto cultural bem interessante, pois alem de ganhar prêmios, você também ajuda no desenvolvimento de alguma Biblioteca de seu interesse e ainda ganha vale compras na Editora Todo Livro para você e mais 2 amigos.

A promoção funciona da seguinte maneira:
1° Passo: Você precisa escolher uma das 9 legendas selecionadas.
2° Passo: Com uma criança, visite uma biblioteca e tire uma foto que represente a legenda escolhida
3° Passo: Preencha e envie o formulário no link: Concurso Cultural minha Biblioteca

Pronto! Feito isso você já está participando

O vencedor receberá um Vale-compra da Editora Todo Livro no valor de R$ 500,00 e indicará mais 2 amigos para cada um deles receber um vale-compra de R$250,00.
Além disso, a biblioteca na qual foi realizada a fotografia receberá um Kit com 214 livros.
Ao todo são R$ 1000,00 em prêmios + Kit com 214 livros para biblioteca.

Lembrando que o período para o envio de fotos é do dia 13 de Agosto de 2013 a 05 de setembro de 2013. Corra que ainda dá tempo.
A divulgação da foto vencedora será feita a partir do dia 12 de setembro de 2013, na página do concurso no site: www.educarparacrescer.com.br

Maiores informações no link do formulário.








domingo, 1 de setembro de 2013

Adriana Igrejas dá autógrafos na Bienal do Rio

por Ariane Freire

A escritora natural de Mesquita Adriana Igrejas é um dos destaques do stand da Editora MODO na XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro, iniciada na última quinta-feira, dia 28/08 com término no próximo domingo, dia 08/09. Repetindo o ocorrido hoje, Igrejas estará no último dia autografando seu livro A Fórmula da Vida, que estará a preço promocional ao longo de toda a exposição. Com R$ 35,00 todos que adquirirem A Fórmula da Vida ganharão bottom e adesivo exclusivo do livro. 



Fotos extraídas da página: http://livroserocknroll.blogspot.com.br/2013/01/jogo-rapido-com-os-escritores-adriana.html

A autora, de 43 anos, é Professora de Português/Literatura e Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Fórmula da Vida, seu primeiro romance, foi lançado oficialmente no final de 2011 no Parque Municipal de Eventos de sua cidade-natal e conta a história de uma jovem que sofreu um grande trauma na infância, misturando ficção científica, ação, drama e romance. Antes, Adriana havia escrito e publicado alguns contos e ocupa desde 2012 uma cadeira na Academia de Letras e Artes de Mesquita. No mês passado, ela foi uma das atrações da II Semana de Arte organizada pelo Governo do Estado e ocorrida no Píer Mauá, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. 


Abaixo uma entrevista com Adriana Igrejas em que a mesma conta como despertou seu amor pela Literatura, suas obras preferidas e seu prazer em escrever:


Fonte: Blog de Adriana Igrejas (http://adrianaigrejas.blogspot.com.br/2013/08/adriana-igrejas-na-bienal-do-livro-rio.html) 

Fonte da Entrevista: http://www.youtube.com/watch?v=VNK4zopvQFs

Postado 

Noite poética em Belford Roxo

por Márcia Tranhaque

    Ontem foi dia de poesia no Centro Cultural Donana. O local estava cheio de amantes da poesia que prestigiaram mais uma noite do Sarau Donana que acontece todo ultimo sábado do mês. Se você perdeu, não fique triste no final do mês tem mais. "Maravilhada em saber que há tanta coisa bacana na minha querida Baixada Fluminense! Sarau do CCultural Donana foi massa! Estava lindo demais,viva poesia!" disse  Joana Ribeiro em publicação na página do Facebook do Sarau Donana 
Foto:Vagner Nascimento            Fonte:https://www.facebook.com                                                                                   



sábado, 31 de agosto de 2013

Mais uma vez os saraus da Baixada Fluminense é destaque no Jornal Extra 31/08/2013.

Por Cláudia Pinho
Fotos: Jornal Extra 31/08/2013

 Grupos de poesia como de  “Coletivo Pó de Poesia” e  “Sarau Poetas Compulsivos” se organizam e criam circuito de saraus, é a arte da palavra que está aberta, reunindo veteranos poetas como Dudu de Morro Agudo, Camila Senna, Anderson Arcanjo, Leo da Treze, Nextwo Vinicius, Antonio Feitoza, Átomo U-Sal, Marcio Rufino e Ivone Landim e novatos como "Sarau V" de  Janaína Tavares e Paulo Merlin, microfone aberto para todos.

Circuito de saraus:
1ª SEXTA DO MÊS: Sarau V. Apartir das 19h.
Endereço: Praça dos Direitos Humanos. Via Ligth - Nova Iguaçu.

1º SÁBADO DO MÊS: Sarau Poetas Compulsivosdo movimento Enraizados. Apartir 18h.
Rua: Tomaz Fonseca, 508.  Morro Agudo - Nova Iguaçu.

2º SÁBADO DO MÊS: Sarau do Buraco do Getúlio no Bar do Ananias. Apartir das 19h.
Endereço: Rua Floresta Miranda, 48.  Centro - Nova Iguaçu.

3º SÁBADO DO MÊS: Sarau Cultural a Flor e o Sabiá, no Lira de Ouro. Apartir das 18h.
Endereço: Rua José Veríssimo, Vila Meriti - Duque de Caxias.

ÚLTIMO SÁBADO DO MÊS: Sarau Donana com o Coletivo Pó de de Poesia, Centro Cultural Donana. Apartir das 19h.
Endereço: Rua Aguapeí, 197. Píam - Belford Roxo.

Fonte: Jornal Extra